Beatriz Carvalho
23/07/2025
Link copiado com sucesso!!!
A IX Olimpíadas Estaduais das APAES do RJ aconteceu entre os dias 3 e 6 de julho, no município de Volta Redonda, promovida pela Federação das APAEs do Estado do RJ em parceria com a APAE local, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Esportes do Estado.
Reunindo cerca de 400 participantes, entre atletas e delegação, o evento tem como principal objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte e estimular a autonomia, a autoestima e a integração entre os participantes.
A cada três anos, as APAEs realizam esse grande encontro esportivo estadual, no qual os atletas competem, representando suas regiões, após passarem pelas etapas regionais classificatórias.
APAEs das oito regiões do Estado do Rio de Janeiro estiveram presentes, competindo em 7 modalidades:
· Bocha
· Futsal
· Natação
· Tênis de Mesa
· Atletismo
· Fut7
· Capoeira
A Cerimônia de Abertura foi realizada na quinta-feira (03/07), logo após a chegada das delegações, e contou com uma mesa composta por autoridades municipais e estaduais, além de representantes do movimento apaeano. Durante a cerimônia, as delegações se apresentaram ao público e a Fanfarra da APAE de Volta Redonda fez uma performance especial para abrir o evento.
Durante sua fala na mesa de abertura, o Presidente da FEAPAES-RJ, Luis Valério Neto, ressaltou a importância de ter pessoas com deficiência ocupando esses espaços. "As pessoas com deficiência podem e devem estar onde elas quiserem, mas elas precisam desse apoio. É preciso quebrar as barreiras do preconceito, de vê-los como 'coitadinhos'. Eles são capazes, e estão aqui para mostrar isso, representando todo o nosso estado".
As competições de Bocha, Futsal, Natação e Tênis de Mesa foram realizadas na sexta-feira (04), e o Atletismo, composto por corridas, saltos e arremessos, no sábado (05). No domingo (06), foi a vez das disputas de Capoeira e Fut7, seguidas de uma apresentação de Ginástica Rítmica das Regiões Sul e dos Lagos e da cerimônia de encerramento.
O Presidente da FEAPAES-RJ, Luis Valério Neto, o Coordenador Presidente do Comitê de Restruturação Institucional, Dr. Marcus Soares, e a Gestora Executiva, Márcia Rocha, estiveram presentes durante todo o evento, acompanhando de perto as competições e fortalecendo o vínculo com os atletas.
O Coordenador de Esportes da FEAPAES-RJ, Fábio Maurício, falou em entrevista sobre a participação de pessoas com deficiência na diversidade do esporte – "[...] antes de ser uma pessoa com deficiência, ela é uma pessoa, um ser humano, que tem suas capacidades e particularidades. O esporte não dá limitação, ele liberta, ele inclui".
O último dia de evento contou com a visita do deputado estadual Munir Neto e da Secretária Municipal de Esportes e Lazer, Rose Vilela, que prestigiaram as disputas e reforçaram seu apoio ao esporte e à realização das Olimpíadas.
A região Metropolitana I, que engloba as APAEs de Niterói, São Gonçalo, Magé e Rio de Janeiro, foi a que mais acumulou medalhas, totalizando 44, sendo 15 medalhas de ouro.
Os vencedores desta etapa estadual seguirão representando o Estado do Rio de Janeiro na XXIV edição das Olimpíadas Especiais das APAEs, que acontecerá de 8 a 13 de dezembro de 2025, em Brasília (DF).
O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social, e trazer as pessoas com deficiência para esses espaços, onde elas podem descobrir suas habilidades, superar desafios e vivenciar o espírito da competição, não só proporciona a inclusão de forma concreta, como fortalece o sentimento de pertencimento e valoriza a trajetória de cada indivíduo.